Alguns tipos de uva que dão origem aos melhores vinhos:


Uvas
Cabernet Sauvignon - É uma casta de uvas da família da Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho de alta qualidade. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. Caracteriza-se pelos taninos densos e cor profunda.
Carménère – É uma casta de uva, originalmente da região do Médoc, França, onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura de modo semelhante à casta Petit Verdot. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile.
Pinot noir - É a grande uva da região da Borgonha, sudoeste da França, com a qual são produzidos vinhos em geral bastante complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. É uma uva de difícil cultivo mas que se adaptou muito bem à Itália, ao Chile e à África do Sul.
Merlot – É uma casta de uva tinta, sendo utilizada para a elaboração de vinho tinto para ser consumido jovem. O Vinho Merlot é encorpado e intensamente frutado, apresentando uma cor vermelho-púrpura.
Shiraz ou Syrah - é uma casta de uva tinta cultivada em países como a Austrália (onde é chamada Shiraz), França, Argentina, Estados Unidos, Chile e Portugal.
Malbec - É umas das variedades de uva tinta originária da França e cultivada também na Argentina.
Gamay – É uma uva tinta cujo nome completo é Gamay Noir à Jus Blanc. Provavelmente surgida de uma mutação da Pinot Noir, produz vinhos leves como o Beaujolais.

Alguns termos muito utilizados:

Acidez – Essencial para a vida e vitalidade de todos os vinhos. Num vinho de mesa seco e equilibrado deve estar entre 0,6% a 0,75% do volume.
Ácido tartárico - Ácido natural do vinho. Pode formar cristais inofensivos na garrafa ou na rolha, principalmente em vinhos brancos mantidos à baixa temperatura.
Adstringência – Sensação de boca seca, provocada pela contraçãio das mucosas, como a causada por frutas ainda verdes.
Enófilo – Pessoa que aprecia e estuda os vinhos.
Enólogo – Especialista da ciência do vinho.
Tanino – Substância natural encontrada no vinho, essencial para a estrutura dos tintos. É derivado principalmente das cascas e sementes. Tem um sabor adstringente.
Vinho fortificado - O vinho que teve seu teor alcoólico aumentado pela adição de aguardente vínica (exemplos: Vinho do Porto, Jerez, Madeira, VDN).
Vinho varietal - Vinho identificado com o nome da variedade da uva no rótulo.