Coelho com presunto, tomilho e alecrim

Li, ontem, no jornal Metro um artigo sobre a felicidade ou melhor como ser feliz em 2011. O artigo apresentava a ideia de Gretchen Rubin, uma antiga advogada e mãe de duas crianças, sobre o seuThe Hapiness Project.

Gretchen, basicamente, quis ser mais feliz e começou a tomar algumas medidas. Começou por ler livros de auto-ajuda e depois a traçar objectivos mensais. Para cada mês definiu um tema e tentou alcançar algumas resoluções. Para terem uma ideia os temas eram, um por mês: - Impulso, energia, vitalidade; Lembrar o amor, casamento; Sonhe alto, trabalhe para isso; Alegre-se com o facto de ser pai/mãe; Leve o lazer a sério; Arranje tempo para os amigos; Compre alguma felicidade com dinheiro; Contemple os céus, a eternidade; Vá atrás de uma paixão (a paixão da autora são livros); Concentre-se; Mantenha o seu coração feliz e A perfeita felicidade através da prática das resoluções.

Ao ler este artigo achei que algumas das coisas fazem muito sentido, ou pelo menos por enquanto deixaram-me a pensar um bocadinho. Como se costuma dizer, a felicidade conquista-se e cabe a cada um de nós trabalhar para sermos felizes.

Ao ler sobre o projecto, fiquei ainda mais convencida que é importante traçarmos objectivos, até nem é preciso ser coisas muito complicadas ou ambiciosas, às vezes basta que se pense em mudar algumas coisas em casa, arrumar um armário que tem roupas que já não usamos e por mais que pensemos que irão voltar a estar na moda, estamos a enganar-nos. Comprarmos uma coisa nova para a nossa casa, de vez em quando colocarmos uma jarra de flores na mesa onde tomamos as refeições, oferecermos pequenos mimos a nós próprias. Sabe tão bem!

É importante ter a capacidade de sonhar, pensar em algo que nos ajude a fugir da rotina. Combinar encontros com amigos (agendar mesmo!), rir, aprender coisas novas. Uma vez li uma entrevista já não me recordo de quem, mas uma das coisas que a entrevistada dizia é que todos os anos queria aprender uma coisa nova, uma dança, um idioma, etc.

Um dos aspectos que influencia o facto de sermos felizes é também o de o aparentarmos ser. Mostrarmos boa disposição, sorrir e termos mais paciência com os outros. Comportamento gera comportamento, como sabemos.

Outro aspecto referido para a nossa felicidade é a organização. Desde o espaço onde vivemos até ao modo como gerimos a nossa relação com os outros. Eu, por exemplo, não consigo viver sem uma agenda!

Mas o mais importante de todos, na minha opinião, é arranjarmos tempo para aquilo que gostamos. Como diz Timothy Ferriss, o tempo é o nosso recurso não-renovável mais valioso. Nada nos deixa mais felizes do que nos podermos dedicar a algumas das coisas que gostamos de fazer. Eu adoro ter tempo para ler. Perco-me quando sei que tenho uma tarde ou algumas horas e que posso aproveitar para ler.

Outra das minhas paixões é ir para a cozinha. Cozinhar é quase como uma terapia. Ali abstraio-me de tudo o resto, concentro-me apenas no que estou a fazer e acabo por esquecer se tive um dia cheio de problemas ou não. Cozinhar como dizia Joanne Harris é uma fuga para a criatividade. Quando os pratos saem bem e os outros apreciam, isso deixa-me muito feliz. 

Para que os meus leitores e leitoras sejam um pouco mais felizes, sugiro que comecem desde já a pensar em cozinhar coisas diferentes, coisas que ainda não fizeram. Aquele prato que gostariam de fazer mas ainda não tiveram coragem ou até usar um ingrediente que ainda não experimentaram. Eu há coisas que procuro cozinhar sempre de maneira diferente. Como aprecio, procuro variar ao máximo. Fazer isso, obriga-me a pesquisar, a aprender e no final sinto-me feliz por conseguir. A felicidade conquista-se com pequenas vitórias, com pequenos momentos. Uma das coisas que aprecio cozinhar de forma diferente são pernas de coelho. :)


Ingredientes:
4 pernas de coelho
sal e pimenta 
4 fatias de presunto
4 hastes de alecrim
1 raminho de tomilho
um pouco de óleo 
100 g de manteiga ou margarina

1. Aquecer o forno a 180ºC.

2. Temperar as pernas de coelho com sal e pimenta.

3. Em cada perna colocar uma haste de alecrim e tomilho. Enrolar uma fatia de presunto em volta.

4. Colocar um pouco de óleo numa frigideira antiaderente e alourar as pernas de coelho de um lado e do outro.

5. Colocar as perna de coelho num tabuleiro de forno. Dispor por cima a margarina cortada em pedaços e levar ao forno sensivelmente 1 hora, dependendo do tamanho das pernas. Virar as pernas a meio do tempo.

Servi as pernas de coelho numa cama de puré de batata e cherovia.

Para o puré de batata e cherovia fiz como se estivesse a fazer um puré de batata normal. Comecei por descascar os tubérculos (3 batatas grandes e 3 cherovias) e cortá-los aos pedaços. De seguida foram cozidos em água com sal. Depois de cozidos, escorri e triturei-os com o passe-vite. Coloquei um pedaço de manteiga, uma pitada de noz moscada e leite. Mexi muito bem.

As pernas de coelho ficam muito saborosas. O puré foi uma óptima surpresa. Ficou mais leve do que fosse só com batata. Da próxima vez acho que vou suprimir a noz moscada, pois achei que esmagou o sabor da cherovia.