Chocolate quente picante de Vianne Rocher

Hoje quando saí do trabalho, corri para casa, cheia de entusiasmo. Tinha na cabeça acabar o livroSapatos de Rebuçado de Joanne Harris, que comecei a ler na quarta-feira passada. Estava a poucas páginas do fim e queria saber o desfecho da história.

Assim que cheguei, arrumei o casaco e o guarda-chuva, sentei-me no sofá com o livro na mão e mergulhei na leitura. O livro é a continuação de Chocolate, mas agora Vianne, Anouk e Rosette, estão em Paris, com novos nomes e uma outra chocolaterie. Mas mais não conto! ;)

Depois de terminar o livro fui para a cozinha fazer um chocolate quente picante à maneira de Vianne Rocher. Quando vi o filme Chocolate, fiquei com uma vontade louca de me perder nos prazeres de uma tablete de chocolate, agora o livro voltou-me a despertar essa mesma vontade, mas com chocolate quente.

O chocolate quente que Vianne costuma fazer é descrito assim no livro: "(...) há sempre tempo para o chocolate quente, feito com leite, noz-moscada ralada, baunilha, malagueta, açúcar mascavado, cardamomo e chocolate com 70% de cacau (o único chocolate que vale a pena comprar (...)) e tem um sabor rico e um leve travo amargo como o caramelo quando começa a tomar ponto. A malagueta dá-lhe um toque apimentado (nunca demasiado, apenas um travo) e as especiarias dão-lhe aquele cheiro a igreja que me traz lembranças de Lansquenet, de noites passadas por cima da loja de chocolates (...)" p.101.


Ingredientes:
400 ml de leite gordo
1/2 vagem de baunilha cortada longitudinalmente
1/2 pau de canela
1 malagueta pequena picante cortada ao meio e sem sementes
100 g de chocolate negro (70% cacau)
2 cardamomos
noz-moscada
cognac e chocolate ralado para servir


1. Ralar o chocolate.

2. Colocar o leite num tacho com a vagem de baunilha, a canela, a malagueta sem sementes, o cardamomo e um pouco de noz moscada acabada de ralar. Levar ao lume e depois de levantar lentamente fervura, deixar ferver em lume brando um minuto, mexendo de vez em quando.

3. Incorporar no leite o chocolate ralado, mexendo até se dissolver.

4. Retirar do lume e deixar em infusão durante 10 minutos, remover em seguida as especiarias. Voltar a levar ao lume até ferver lentamente.

5. Servir em canecas com uma colher de sobremesa de cognac, chocolate ralado ou natas batidas.


Huumm ... uma delícia. O picante ajuda a que o chocolate não fique enjoativo, mas isto, claro, sou eu que adoro picante. Esta é uma bebida forte, intensa e revigorante!

A receita do chocolate quente foi retirada do livro A Cozinha Francesa de Joanne Harris, a que apenas acrescentei o cardamomo e a noz-moscada, tal como é descrito no livro Sapatos de Rebuçado. A receita original tem nos ingredientes o uso de açúcar mascavado, mas a autora sugere que se passe sem ele e eu concordo.