Panacota italiana ganha toque mineiro com queijo frescal e goiabada. Queijo curado e empanado é um bom tira-gosto.

Chef Renato Lobato ensina duas receitas com queijo mineiro




O chef de cozinha Renato Lobato ensina duas receitas para você usar o queijo mineiro em ocasiões diferentes, queijo curado empanado e panacota de queijo frescal.
O queijo curado e empanado é ideal para servir como tira-gosto. É uma receita fácil e rápida, que pode ser preparada de última hora.  
Na outra receita, o chef Lobato  faz uma adaptação da panacota italiana usando o queijo frescal e uma geleia de goiaba. A combinação goiabada com queijo é uma das mais tradicionais da culinária mineira e ganhou,  nesta receita , um toque de sofisticação.   

Desde 2008, o queijio de Minas é patrimônio cultural do Brasil, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O título considerou o processo de fabricação antigo e artesanal, ainda preservado em muitas fazendas, principalmente nas regiões do Serro e  Serra da Canastra.Em Minas Gerais, o queijo é usado em inúmeras receitas de pratos doces, salgados, saladas e quitandas como bolos, roscas, biscoitos e o famoso pão de queijo.

Queijo curado empanado

 Ingredientes:
- 400 g de queijo curado
- 20 g e farinha de rosca
- 20 g de farinha de trigo
- 2 claras
Preparo:
Corte o queijo em tiras não muitas finas. Passe na clara e depois  na mistura de farinha de trigo e farinha de rosca. Frite em óleo quente até corar.