Vinho

A chuva finalmente cai em Bordeaux. 



A chuva, tão necessária em Bordeaux, chegou na primeira semana de setembro, embora winemakers minimizem a sua importância para a colheita de 2010.

Em Margaux, choveu 6mm na segunda-feira à noite (06/09), 8mm na terça-feira e 23mm na quarta-feira, disse Bernard de Laage de Meux do Chateau Palmer à Decanter.com. 
Na margem direita, Olivier Berrouet, enólogo da Petrus, disse ter caído 25 mm desde segunda-feira, o que foi muito benéfico. "As vinhas tinham começado a sofrer por falta de água, mas agora podemos esperar confortavelmente até o término da maturação".
Entretanto, o diretor de vinificação do Chateau Mouton-Rothschild, Philippe Dhalluin, disse que apenas 6 milímetros de chuva caíram na terça-feira, mas ele não parecia preocupado com a falta de água.
O enólogo Denis Dubourdieu não estava convencido da necessidade de chuva: "Felizmente, a chuva que caiu nesta semana não alterou a colheita. Não sou da opinião que a chuva seja necessária - colheitas clássicas em Bordeaux têm sido sempre secas. O problema em 2003 foi o calor úmido, o que não é usual em Bordeaux. Ele comparou os brancos a um 1998, e os tintos aos 2005 ou 2009. Consultor Eric Boissenot achou que não era só a quantidade da chuva, mas a sua qualidade é que foi importante. "Nós não tivemos nenhum granizo ou tempestades violentas..."


Royal Tokaji abre nova vinícola em setembro. 


A empresa húngara Royal Tokaji planeja dobrar sua produção, abrindo uma nova adega de € 3.25 milhões em setembro.
O lançamento oficial da vinícola irá coincidir com o 20º aniversário da empresa, co-fundada por Hugh Johnson OBE, colunista da Decanter e 'Homem do Ano' da Decanter em 1995.
A nova unidade aumentará a capacidade de produção anual de 30.000 para 60.000 caixas de seis garrafas, visando volumes crescentes de Furmint seco e de um vinho de colheita tardia, em vez dos famosos vinhos Aszu. Ben Howkins, diretor de vendas internacionais da Royal Tokaji disse à decanter.com "Vemos o maior crescimento vindo dos vinhos de colheita tardia e dos Furmint secos, embora o núcleo de nosso negócio seja sempre o Aszu, que faz a diferencia da Tokaji". O aumento da produção visa aumentar as vendas em seu maior mercado, os Estados Unidos, além do Reino Unido e Europa.